Penamacor
Paisagem infinita

O município de Penamacor estende-se por cerca de 540 km². Em consequência da última reforma administrativa, é hoje composto por 9 freguesias, onde, à luz dos censos de 2011, vivem pouco mais de 5.600 pessoas.
À imagem dos outros municípios da região, Penamacor tem nos recursos naturais o principal factor de desenvolvimento. Se, por um lado, a exploração agroflorestal é fundamental para a economia, por outro, o desenvolvimento turístico tem na paisagem, na ruralidade e nos vastos recursos hídricos, a par do património cultural, os seus principais trunfos.
A riqueza monumental de Penamacor onde avulta o seu castelo, que atesta o importante passado histórico desta vila de fronteira desde os primórdios da nacionalidade, é complementada pela singeleza e pitoresco de alguns núcleos urbanos das suas freguesias, como sejam Aldeia de João Pires, Pedrógão ou Bemposta.
A Reserva Natural da Serra da Malcata, largamente difundida como área protegida e habitat do lince ibérico, repositório de importantes valores florísticos, faunísticos e paisagísticos, permanece um território de oportunidades que urge potenciar, em diálogo com os municípios que a integram e as populações que aqui residem.
Do ponto de vista económico, tradicionalmente, o município de Penamacor tem na agricultura e na agroindústria o seu principal esteio, constituindo hoje desígnio maior dos responsáveis políticos colocar ao dispor dos investidores mecanismos facilitadores, designadamente áreas industriais licenciadas, para que aqui possam exercer a sua actividade e assim contribuir para o desenvolvimento do concelho e da região.