Vila Velha de Ródão
Vidas feitas de rio

Vila Velha de Ródão é um concelho raiano que se destaca pelas suas riquezas ao nível do património natural e construído. Localizado na região Centro, distrito de Castelo Branco, encontra-se inserido na NUT III – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. É sede de município, tem uma extensão de aproximadamente 330 Km2 e tem 3521 habitantes, o que representa uma densidade populacional de 10,67 habitantes/Km2.
O concelho encontra-se subdividido em 4 freguesias: Fratel, Vila Velha de Ródão, Sarnadas de Ródão e Perais. O município é limitado a norte e leste pelo município de Castelo Branco, a sueste pela Espanha, a sul por Nisa e a oeste por Mação e Proença-a-Nova.
Apesar de não ser um dos maiores municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa é no entanto um município com um potencial raro, se considerarmos todos os recursos que este dispõe.
Vila Velha de Ródão apresenta uma política de energia sustentável que deveria ser exemplo para todo o país, uma vez que nos seus 330Km2 de área, estão representadas todas formas de produção de energia, desde a biomassa, à energia eólica, passando pelas energias solar e hídricas. A aposta deste município nos recursos hídricos destaca-se ainda pelas três barragens de dispõe.
No que respeita à economia, Vila Velha de Ródão tem na indústria do papel o seu grande alicerce, mas desde a expansão da zona industrial, em 2011, que surgiram novas oportunidades para novos investidores.
É um município em movimento. Um movimento que, reza a lenda, se regista há centenas de anos. Conta-se pela região que as Portas de Ródão, um dos ícones turísticos do município, foram construídas por um Rei Visigodo com o intuito de criar um túnel por baixo do rio Tejo. Quem sabe se o túnel o guiaria até ao Castelo de Ródão, mas a verdade é que o Castelo é hoje objeto de centenas de visitas guiadas, todos os dias, num percurso histórico que pode passar ainda pela Ponte Romana de Nisa.
O desenvolvimento de Vila Velha de Ródão deve-se também aos esforços que foram feitos no sentido de tornar este município mais acessível. Hoje, é possível entrar e sair de Vila Velha de Ródão sem sair da autoestrada que nos conduz também a Espanha.