Candidaturas aprovadas: cerca de 54 milhões de euros do PRR impulsionarão investimentos na Beira Baixa
O Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, reuniu na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no dia 17 de julho de 2023, com os Presidentes de Câmara que integram o Conselho Intermunicipal e o Primeiro-Secretário Executivo, para apresentar os investimentos apoiados pelo PRR e ouvir os autarcas sobre a aplicação daquele plano.

Na CIM Beira Baixa, até junho de 2023, foram aprovadas 1514 candidaturas a investimentos do PRR, tanto no setor público como no privado, que ascendem a cerca de 54 milhões de euros em projetos que contribuirão para a transformação da região num território mais sustentável e próspero. As candidaturas provenientes dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão abrangem uma ampla variedade de áreas, como a eficiência energética em edifícios, a descarbonização da indústria e a melhoria das respostas sociais. Deste montante, até à data, já foram pagos cerca de 6 milhões de euros a beneficiários.
O PRR visa impulsionar o país rumo à retoma económica e sustentável até 2026, alinhado com a estratégia europeia para 2030, que abrange seis pilares essenciais:
- Transição verde;
- Transformação digital;
- Crescimento inteligente e inclusivo;
- Coesão social e territorial;
- Saúde e resiliência económica;
- Políticas para a próxima geração, incluindo educação e competências
A CIM Beira Baixa está comprometida com um futuro sustentável e resiliente, adotando uma abordagem holística que abrange tanto as necessidades atuais como as perspetivas para a próxima geração. Os investimentos do PRR refletem a visão de uma região empenhada em construir um caminho sólido rumo ao desenvolvimento sustentável e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


