A carrergar...
Viajar sem sair do lugar através do novo site da CIMBB

Nunca a expressão “Viajar sem sair do Lugar” fez tanto sentido! O inimigo invisível obriga-nos a resguardar-nos. Pelo facto de estarmos longe do mundo, não quer dizer que não estejamos perto do coração da Península Ibérica. “Tão longe, tão perto” só é possível graças ao nosso novo site – www.beirabaixatour.pt – o “local” onde poderemos explorar e planear o futuro – sempre em nossa casa. Porque, acreditem, isto vai passar! Não nos vamos rir, mas vamos suspirar de alívio.

Quando o anjo Cassiel desejou ser humano para sentir e amar a mulher que via do alto dos céus todos os dias (“Tão Longe, Tão Perto” – Wim Wenders, 1993), nós percebemos que o tempo é aquilo que nós queremos que ele seja. Agora, parece passar devagar. Vamos preparar-nos para a altura em que ele passa a correr!

Não é de agora que podemos viajar sem sair do lugar. Está provado cientificamente que olhar para imagens ou vídeos relacionados com a natureza promove o bem-estar emocional e mental. O nosso sofá pode ser, também, uma janela aberta para o mundo.

O presente e o futuro são virtuais e digitais. A COVID 19 veio alterar a maneira como vemos e visitamos o mundo. O novo site da Beira Baixa – www.beirabaixatour.pt – permite uma visita ao território sem sair de casa.  E, ainda, pode planear a vida pós-coronavírus!

Numa altura em que voar de avião começa a ser muito pesado para o planeta Terra. Pense em soluções mais ecológicas. E destinos diferenciadores aqui tão perto!

Em 10 anos é provável que possamos “sentir” os nossos destinos virtuais, com recurso a pequenos transístores que penetram na nossa pele. Vamos esperar! Para já, recorremos ao que temos.

O Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco está à distância de um clique.

O Jardim do Paço Episcopal (ou de S. João Baptista) foi mandado construir pelo bispo da Guarda, D. João de Mendonça, cerca de 1720, depois da sua chegada de Roma, onde vivera três anos. De estilo Barroco, o jardim fazia parte de uma vasta e complexa unidade agrária, paisagística e estética que costumava designar-se por “logradouros do Paço Episcopal de Castelo Branco”.

Mas, também, o Miradouro do Cabeço do Mosqueiro em Oleiros.

A cerca de 660 metros de altitude, deste local desfruta-se de uma magnífica vista panorâmica sobre diversas povoações do Concelho de Oleiros e concelhos limítrofes, com a possibilidade de percorrer uma parte do famoso Trilho dos Apalaches. Caracterizado por uma beleza natural inigualável, permite proporcionar a todos os visitantes sensações únicas.

Ainda, o Monumento Natural das Portas de Rodão em Vila Velha de Rodão, onde o Tejo, o mais importante rio da Península Ibérica, corre entrincheirado entre gigantes quartzíticos; Em Penamacor, a Reserva Natural da Serra da Malcata, área protegida que abriga fauna e flora únicas na Península Ibérica. Em Idanha-a-Nova, Monsanto e as suas ruas e ruelas e as casas nos barrocos graníticos; ou o Centro de Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova, entre outros.

Sabemos que vamos vencer este vírus que interrompeu as nossas vidas, vamos poder voltar ao contacto com a natureza, saborear a gastronomia e saudar as gentes que tão bem sabem receber. O nosso website – www.beirabaixatour.pt - ajuda-o a planear visitas de 1, 2 ou 3 dias, para quando puder sair de casa. Estão ali sugestões para as várias estações do ano, da Primavera ao Verão, do Outono ao Inverno – a Páscoa do próximo ano. O próximo Natal que todos queremos que seja com o calor dos beijos e abraços, onde nos sentimos bem. Há sugestões para seniores, famílias e casais.

Temos propostas de roteiros. Contudo, como vamos sair disto todos mais fortes. Pode, se quiser, montar a sua própria experiência. Escolha os restaurantes onde vai provar as iguarias locais, os alojamentos onde irá relaxar e as experiências que melhor combinam consigo.

Em termos filosóficos sempre foi impossível definir o que é “viajar”. Obviamente que, comer uma sopa de peixe, um cabrito estonado e uma tigelada da Beira Baixa para a sobremesa nunca vai ser possível virtualmente. Fazer um passeio a cavalo, canoagem nos rios Zêzere, Erges, Ocreza e Tejo ou escalada são sempre experiências presenciais e intransmissíveis, mas a altura é de confinamento.

Fique em casa! Sem sair do sofá, conheça a Beira Baixa, através – www.beirabaixatour.pt – criado para si e a pensar em si! Sonhe agora e viaje depois, mas seja feliz!”

Beira Baixa, o coração da Península Ibérica bate mais forte que nunca por si!

O site www.beirabaixatour.pt é da responsabilidade da CIM BB – Comunidade Intermunicipal da Beira e faz parte do projeto “Beira Baixa: 3 Dias. 3 Experiências”, um programa cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para os dias que virão de partilha, abraços e tempos em comum ao ar livre.

Notícia publicada a: 09 de abril, 2020