A carrergar...
CIMBB apresenta resultados de Beira Baixa Cultural 1.0

A CIMBB, em conjunto com os diversos municípios que a constituem, desenvolveram, nos últimos três anos, um conjunto alargado de iniciativas culturais em diversos pontos do território. Foram realizadas “visitas guiadas e encenadas” através da dinamização de circuitos pedonais contemplativos ao ar livre enriquecidos com a encenação de histórias, lendas e tradições da região procurando levar o participante a vivenciar e sentir costumes que fazem parte da identidade da Beira Baixa.

Desenvolveu-se a iniciativa “Festival das Artes da Beira Baixa” com o objetivo de valorizar a cultura musical da região contribuindo para a dinamização da atividade cultural e para o reforço identitário do território. Foi criada uma “Bolsa de Artistas” regionais em que, alguns deles, tiveram oportunidade de conhecer outros pontos da Beira Baixa promovendo-se o intercâmbio dos mesmos.

Neste projeto, Beira Baixa Cultural, desenvolveu-se ainda um conjunto de “ateliês culturais e gastronómicos” que permitiram reinterpretar costumes e tradições imateriais proporcionado a divulgação do extenso e rico património da Beira Baixa.

Além disso, em simultâneo a todas as iniciativas referidas antes, desenvolveu-se a exposição “Beira Baixa Sob Perspetiva” que consistiu na implementação de um programa de exposições temporárias que contribuiu para a dinamização museológica da região e para aumentar a vontade de visitar estes nossos espaços. Esta exposição contou com a curadoria de Mariana Salgueiro e Paulo Longo.

Na passada sexta-feira, dia 23 de abril, a CIMBB concluiu mais duas iniciativas, através dos meios digitais, em jeito de encerramento desta fase do projeto Beira Baixa Cultural (1.0), que consistiram na apresentação de dois livros: “Texturas” da autoria do fotógrafo Pedro Martins; e, “7retratos. 7paisagens enquanto retrato.” da autoria do fotógrafo Valter Vinagre. Além destes artistas também participou Filipe Faria no que diz respeito à dimensão sonográfica. Em cada uma destas obras, que serão distribuídas por diversos locais (bibliotecas, etc.) da região, traduzem-se múltiplos olhares sobre o território e as pessoas que habitam a Beira Baixa.

Apresentou-se, ainda, uma iniciativa designada de “Sons do Território”, numa parceria com a ESART – IPCB, onde se tentou, através do som, atribuir novas “roupagens” a músicas associadas do ponto de vista identitário aos diferentes municípios da Beira Baixa. Prevê-se, logo que possível, a apresentação em palco deste espetáculo musical nos seis concelhos da CIMBB.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa agradece a todos aqueles e aquelas que contribuíram para o sucesso deste projeto financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 da União Europeia através do FEDER.

Notícia publicada a: 03 de maio, 2021