A carrergar...
CIMBB avança com Formação de Públicos Estratégicos

No âmbito da execução do projeto de “Formação de Públicos Estratégicos”, ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal2020 e do Fundo Social Europeu, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa arrancou no passado dia 9 de julho com a primeira sessão destinada aos professores dos agrupamentos de escolas da região.

Com este projeto, a CIMBB pretende reforçar as competências de intervenção psicossocial de técnicos e técnicas que desempenham funções estratégicas na região da Beira Baixa, tendo em vista a promoção da igualdade entre mulheres e homens e a construção de uma sociedade mais igualitária, onde todos se possam realizar em função das suas potencialidades e aspirações, sem as limitações de estereótipos que estabeleçam e condicionem a sua liberdade de escolha e de realização individual.

Com este intuito, a CIMBB encontra-se a desenvolver várias ações formativas destinadas a públicos estratégicos cuja intervenção tem um potencial elevado em termos de disseminação de valores e atitudes, capazes de ajudar a desconstruir estereótipos de género.

A primeira ação, denominada “Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género”, foi dirigida aos técnicos/as das autarquias locais, com vista a reforçar a capacidade de implementação de políticas para a igualdade pelas autarquias, quer enquanto entidades empregadoras quer na relação com os seus territórios.

Durante o mês de julho decorrerá a ação de formação sobre “Género, Igualdade e Cidadania” destinada a educadores e professores que, pretende reforçar o papel que desempenham na desconstrução de estereótipos de género. Esta ação está a ser realizada em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo e será repetida no último trimestre do ano.

Está ainda a ser preparada, com início previsto para setembro, a ação de “Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género” para membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) dos seis municípios abrangidos, com vista a reforçar as suas competências de intervenção em situações de violência doméstica e de violência contra as mulheres.

Este é um contributo importante da CIMBB nos seis municípios num tema tão premente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fundamental na perspetiva da desconstrução de estereótipos de género e para que a mudança aconteça. Destacamos ainda a relevância deste projeto para a criação de sinergias entre os municípios ao permitir estabelecer as bases para uma futura cooperação intermunicipal nesta matéria, nomeadamente ao nível do planeamento e execução de ações para a igualdade.

Notícia publicada a: 10 de julho, 2021