A carrergar...
Beira Baixa Acolhe Primeiro Worksop sobre o Projeto VESPRA

No próximo dia 27 de abril, pelas 09:30, terá lugar no Auditório do Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, o primeiro workshop do Projeto Vespra (Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment; https://vespra.org), financiado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil (DG ECHO).

O projeto VESPRA é coordenado pela empresa espanhola Meteogrid e tem como parceiros, a INFOEX da Junta da Extremadura e a Universitat Politècnica de Cataluña (UPC) em Espanha, bem como a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro (UA) em Portugal.

O objetivo do projeto é melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência. Neste projeto será desenvolvida uma ferramenta para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos localizados em regiões transfronteiriças relativamente aos riscos selecionados, nomeadamente: incêndios florestais, inundações, dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares e eventos climáticos severos. Esta ferramenta será disponibilizada numa plataforma de acesso livre que permitirá que as atividades de prevenção e resposta a eventos sejam realizadas de forma integrada e harmonizada por diferentes entidades de diferentes países.

Neste workshop serão apresentadas as versões preliminares da ferramenta e plataforma desenvolvidas no projeto, demonstrando a sua aplicação para as áreas abrangidas pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e pela Região Autónoma da Extremadura espanhola. Após a apresentação, seguir-se-á um período de debate direcionado a compreender as expectativas dos potenciais utilizadores relativamente ao projeto, a fim de adaptar o desenvolvimento da ferramenta e da plataforma às necessidades reais. A participação de potenciais utilizadores será, portanto, fundamental e de interesse mútuo.

A participação é gratuita, mas requer uma inscrição prévia (https://forms.gle/JNDknRFsjUMuVBMQ9).

As apresentações serão proferidas de forma pausada em Português e Espanhol, acreditando-se que ambas as línguas serão compreendidas por todos os participantes.

Notícia publicada a: 22 de abril, 2022