A carrergar...
COMUNICADO: CIM Beira Baixa e os 8 Municípios repudiam declarações do Presidente da AFIG

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e os 8 Municípios que a integram, entidades públicas competentes e responsáveis com um amplo perímetro de atuação, designadamente na segurança, proteção e socorro das populações, manifestam total indignação e vivo repúdio com as declarações do Presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Tiago Oliveira, ouvidas na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, no passado dia 27 de julho.

A CIM Beira Baixa e os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, asseguram com os seus próprios meios, e apoiando intensamente as 9 corporações de Bombeiros Voluntários e as demais entidades que participam no sistema, a gestão e a realização das exigentes tarefas de proteção civil neste vasto território, de mais de 5,9% da superfície continental portuguesa.

As declarações do Presidente da AGIF na Assembleia da República, suportadas em comprovadas falácias, são profundamente lamentáveis porque lançaram sobre os municípios, e as associações humanitárias de bombeiros voluntários, graves acusações de incompetência e despesismo.

É absolutamente insuportável que um alto dirigente do Estado, a quem não se disputa o elevado conhecimento técnico, assuma tal sobranceira desconsideração e desprezo para com entidades territorialmente competentes, que desempenham um papel fundamental na defesa das populações e do território. O Presidente da AGIF revelou uma profunda insensibilidade e incompetência política ao destratar grosseiramente a parte mais relevante do sistema de proteção civil nacional.

O senhor Presidente da AGIF deve, sim, apresentar as fontes de financiamento que irão assegurar a execução do Programa Nacional de Ação de Gestão Integrada de Fogos Rurais, elaborado pela entidade que preside, e aprovado em maio de 2021, dado que, após diversas diligências e nos vários momentos de reunião das comissões regional e sub-regional, ainda não se obtiveram garantias de dotação financeira para o programa, colocando em causa a execução do planeamento previsto.

A CIM da Beira Baixa insta o senhor Presidente da AGIF a esforçar-se mais na compreensão das altas funções para que foi nomeado, indo muito além das desculpas já apresentadas pelas deploráveis declarações que produziu.

A CIM da Beira Baixa e os Municípios que a integram, mantém-se firmes na primeira linha do sistema de proteção civil, em estreita e forte relação com as associações humanitárias de bombeiros voluntários e os seus corpos ativos, cumprindo o superior desígnio de garantir às populações segurança e socorro, seja através da gestão florestal preventiva ou, sempre que necessário, no abnegado combate aos fogos rurais, e não se desculpam com os outros parceiros do sistema, por eventuais falhas, que têm acontecido, nem por objetivos não alcançados.

Notícia publicada a: 08 de agosto, 2023