A carrergar...
No Poupar Está o Ganho

O programa “No Poupar Está o Ganho” está a ser implementado pela primeira vez na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Através de uma parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, 140 turmas dos 6 concelhos desta região estão a integrar o projeto que tem como objetivo promover a literacia financeira em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro.

A importância da literacia financeira é hoje reconhecida, a nível nacional e internacional, como uma das cinco competências prioritárias para um aluno do século XXI. É tão importante como saber ler e escrever. As crianças e os jovens precisam cada vez mais de entender como funcionam as finanças e desenvolver bons hábitos, desde muito cedo, para evitar problemas no futuro.

O projeto ”No Poupar Está o Ganho“ oferece ideias, recursos pedagógicos e ferramentas para que qualquer professor que deseje incluir a educação financeira nas suas aulas o possa fazer facilmente. Implementado em cada ano letivo, cada turma tem a possibilidade de ir avançando ao seu ritmo, de acordo com o tempo letivo disponível. 

Reconhecendo a importância da educação financeira em idade escolar, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no âmbito do seu Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, associou-se ao “No Poupar Está o Ganho”. Este projeto promove um vasto conjunto de atividades que pretendem capacitar crianças e jovens para assumirem comportamentos financeiros responsáveis agora e no futuro. Formando consumidores mais informados e conscientes, o programa gera um impacto positivo que irá manifestar-se ao longo da vida dos participantes e multiplicar-se junto das suas famílias. 

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, através do programa “No Poupar Está o Ganho” fornece assim às escolas aderentes todos os recursos necessários para ser implementado junto de mais de 3.000 alunos, do 1º ao 12º anos, nos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. O programa inclui a formação dos docentes, o acesso a uma plataforma educativa com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios para os alunos e, ainda, uma visita online ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. 

Em 13 edições, o “No Poupar Está o Ganho” já chegou a mais de 70 mil crianças/jovens, de cerca de 3 500 turmas, em mais de 60 municípios. O projeto foi alvo de um estudo de Avaliação de Impacto Social, realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, que concluiu que 60% dos alunos que participaram melhoraram as suas competências de literacia financeira e mais de 20% melhoraram a nota a matemática. O programa vai ainda ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência.

Notícia publicada a: 01 de junho, 2023