A carrergar...
Olimpíadas de Educação Financeira

Turmas das escolas da Beira Baixa entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira

 

Seis turmas dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa estão entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira, uma competição interescolas em que puderam participar milhares de crianças e jovens a nível nacional. Os alunos foram desafiados a responder a diversas questões sobre temas de literacia financeira que estão a abordar no projeto educativo “No Poupar Está o Ganho”.

Relembramos que este projeto, desenvolvido pela Fundação Cupertino Miranda, com sede no Porto, é uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), cofinanciado pelo Programa Regional do Centro 2020 do Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu.

As turmas destacaram-sea nível municipal por conseguirem a melhor prestação entre todas as turmas do mesmo concelho que participaram nas Olimpíadas.

Foram vencedores municipais no 2º ciclo de ensino:

Idanha-a-Nova - Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, 6ºB, Prof.ª Zélia Botas

Oleiros - Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, 6ºA, Prof. João Soares

Na categoria de 3º ciclo de ensino foram vencedores:

Castelo Branco  - Escola Secundária Amato Lusitano, 9ºB, Prof.ª Rita João Carmo

Idanha-a-Nova - Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, 9ºA, Prof.ª Margarida Figueiredo

E no ensino secundário, foram vencedores:

Castelo Branco - Escola Secundária Amato Lusitano, 10ºCSE, Prof. Fernando Lima Antunes

Idanha-a-Nova - Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, 10ºA, Prof.ª Catarina Pio

As olimpíadas de educação financeira, promovidas no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, são uma das maiores competições interescolas que põem à prova, através de uma competição online, os conhecimentos dos alunos em temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular. Estão envolvidas nesta competição 147 turmas, mais de 3 mil alunos, na sua maioria dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, mas também do secundário, e 113 professores dos 9 agrupamentos de escolas existentes na região da CIMBB.

O projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho” vai continuar até ao final do ano letivo, estando prevista a realização de um Concurso Final, onde as turmas participantes podem concorrer com a apresentação de um trabalho demonstrativo dos conhecimentos adquiridos e habilitarem-se a vários prémios! Na plataforma educativa do projeto são disponibilizados, às turmas, conteúdos, atividades e desafios didáticos que podem ser acedidos em contexto de sala de aula ou individualmente pelos alunos.

Saiba mais:

Emissão especial de divulgação dos vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira: https://youtu.be/0x6Tx-zhNj8
Sobre o No Poupar Está o Ganho: www.nopouparestaoganho.pt
Sobre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda: www.facm.pt

Notícia publicada a: 06 de abril, 2023