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Programa ColorADD na Beira Baixa: Avaliação de Resultados e Impacto

No âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE 2.0), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, o "Programa ColorADD nas Escolas" realizou, durante o ano letivo de 2022/2023, um trabalho com foco na promoção da inclusão e deteção precoce do daltonismo na região. Os resultados apurados revelam o sucesso e a relevância da iniciativa.

O programa abrangeu 6 municípios da Beira Baixa – Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão – alcançando 684 alunos em 30 escolas do 1º CEB. Os 663 rastreios realizados permitiram detetar 2,1% casos de daltonismo e 21,3% com problemas de acuidade visual, num grupo de 334 raparigas, e 6,7% casos de daltonismo e 21% com problemas de acuidade visual, num grupo de 329 rapazes.

Comparativamente à média nacional, a Beira Baixa (6 municípios) apresenta resultados que merecem ponderação:

Crianças do Sexo Feminino:
Daltonismo: Beira Baixa 2,1% / Nacional 1,0%
Problemas de acuidade visual: Beira Baixa 21,3% / Nacional 26,5%


Crianças do Sexo Masculino:
Daltonismo: Beira Baixa 6,7% / Nacional 4,5%
Problemas de acuidade visual: Beira Baixa 21% / Nacional 24%


Para além dos números apurados, o Programa efetuou uma apreciação mais ampla através de um Estudo de Medição do Impacto Social, que permitiu avaliar o desenvolvimento de atitudes de aceitação e tolerância em relação ao daltonismo nas crianças, bem como a perceção do código ColorADD como ferramenta de inclusão, do qual se concluiu que:

  • Cerca de 80% das crianças identificam o ColorADD como recurso para prevenir situações futuras de discriminação por daltonismo;
  • 93% das crianças conseguem identificar uma situação de daltonismo;
  • 94% das crianças têm consciência da potencial discriminação inerente à incompreensão do daltonismo;
  • Docentes relatam que o Programa contribui significativamente para a compreensão do daltonismo pelas crianças, aumentando sua empatia e tolerância;
  • Profissionais optometristas destacam três níveis de impacto na comunidade escolar: a nível informativo, através da sensibilização da comunidade sobre sinais e sintomas de daltonismo; a nível inclusivo, fomentando a empatia para com as pessoas com daltonismo e disponibilizando materiais que potenciam a integração social das mesmas; a nível da qualidade de vida, dado que o conhecimento sobre o daltonismo e os recursos para melhor lidar com esta condição, permitirão às crianças tornarem-se adultos/as mais funcionais.


Estes resultados ressaltam a eficácia do "Programa ColorADD nas Escolas" na promoção da inclusão e conscientização sobre o daltonismo, consolidando o compromisso da ColorADD.Social e da CIM Beira Baixa para a construção de uma sociedade mais inclusiva e informada.

Notícia publicada a: 15 de novembro, 2023