A carrergar...
Autoridade de Gestão do Centro 2030 reforça confiança na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

A Autoridade de Gestão do Programa Centro 2030 afirmou a sua confiança na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, na cerimónia de contratualização do Instrumento Territorial Integrado (ITI), que se realizou a 21 de março em Vila Velha de Ródão, e no qual estão destinados 58,5 milhões de euros para a região até 2030.

 

“Foi-se gerindo um clima de confiança para a gestão destes fundos. São vocês que conhecem o território e sabem as oportunidades de investir”, sublinhou a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e responsável da Autoridade de Gestão do Centro 2030, Isabel Damasceno, sublinhando ser “um dia de felicidade” por estar a assinar um “contrato de confiança” entre as duas entidades.

 

“Vimos aqui formalmente dizer que está à disposição da CIM nos próximos anos um pacote financeiro de 58,5 milhões para poderem utilizar. Não é sem destino, tem origem no Plano de Ação, com prioridades definidas. Nos próximos anos têm a incumbência de gerir este pacote”, destacou.

 

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Lobo, lembrou os desafios que os próximos anos implicam, remetendo para o Plano de Ação.

 

“Cooperação transfronteiriça, com a relação que se quer cada vez mais potenciadora com Espanha. O nosso potencial endógeno, em que cada município tem feito um trabalho importante, e interessa articular esses recursos. A inclusão social, de acolher melhor, de formação profissional, a forma de integrar os nossos emigrantes é um desafio. Outro dos objetivos estratégicos para a atratividade dos nossos territórios é a conectividade física e digital, sabemos que sem as vias das telecomunicações e do digital não somos territórios atrativos e teremos de os tornar competitivos de forma igual”, resumiu.

 

João Lobo lembrou ainda que a agroindústria, a floresta e o turismo são os três pilares importantes do Plano de Ação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

 

No Dia Internacional das Florestas, e após a formalização do contrato, foram plantados vários carvalhos no futuro Parque Ambiental do Tejo, em Vila Velha de Ródão.

Notícia publicada a: 21 de março, 2024