A carrergar...
CIM da Beira Baixa dá as boas-vindas à região na BTL

A campanha “Bem Vindos à Beira Baixa” é o tema do expositor da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL de 28 de fevereiro a 3 de março. Nos cinco dias do evento, celebra-se a Beira Baixa com a exibição dos vídeos, mostras gastronómicas e uma atuação musical.

 

“Bem Vindos à Beira Baixa” é uma minissérie de 10 episódios que começou nas redes sociais a 11 de janeiro e termina a 29 de fevereiro. Nela são demonstradas algumas riquezas da região, como o Bordado e a Viola Beiroa de Castelo Branco, as Termas de Monfortinho, o azeite Egitânia de Idanha-a-Nova, o artesanato da Exod Bijoux (Oleiros), as atividades turísticas da Beir’Aja (Penamacor), a aldeia de xisto de Figueira (Proença-a-Nova), a obra do músico Miguel Calhaz na Sertã, o Museu da Geodesia em Vila de Rei e o consumo de peixe de rio, com a empresa de conservas Bem Amanhado, de Vila Velha de Ródão. 

 

A região é apresentada a 28 de fevereiro, às 17 horas, no stand do Turismo Centro de Portugal. Para além da exibição do teaser da minissérie e da interação com alguns dos intervenientes, será celebrada a Beira Baixa com algumas iguarias da região.

 

No sábado, 2 de março, pelas 16h30, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa tem reservada uma atuação musical pelo Arame Ensemble, um grupo que tem no centro da sua música a Viola Beiroa, um instrumento tradicional secular da região, que foi reativado em 2013.

 

Já a 3 de março (domingo), será dado lugar aos dois mais recentes municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa: a Sertã, que, pelas 14 horas, fará a apresentação do Festival de Gastronomia do Maranho, e Vila de Rei, que apresentará as suas valias turísticas às 14h30. As apresentações terminam com uma mostra gastronómica dos dois municípios.

Notícia publicada a: 27 de fevereiro, 2024