A carrergar...
Cinco dias a dar as boas-vindas à Beira Baixa na BTL

A exibição dos vídeos da campanha “Bem Vindos à Beira Baixa”, a celebração com espumante e doçaria tradicional, um concerto do conjunto Arame Ensemble, a apresentação do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã e uma atuação de um Grupo de Concertinas marcaram a presença da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa na edição 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 28 de fevereiro a 3 de março na FIL.

 

Com um expositor integrado no stand da Turismo Centro de Portugal, a CIM Beira Baixa foi “visitada” por milhares de pessoas ao longo dos cinco dias do evento, algumas com raízes na região, outras com vontade de conhecer o que esta tem para lhes oferecer.

 

No primeiro dia (28 de fevereiro), a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa apresentou a sua campanha “Bem Vindos à Beira Baixa”, que decorreu entre 11 de janeiro e 29 de fevereiro nas redes sociais e que já conta com quase 300 mil visualizações. O presidente da CIM Beira Baixa, João Lobo, exortou os presentes a visitar a região, enumerando os locais de visita ao longo dos oito municípios, enquanto o secretário executivo, João Carvalhinho, recordou o crescimento do turismo na região.

 

A apresentação contou com a presença de alguns dos intervenientes da minissérie “Bem Vindos à Beira Baixa”. Para o editor dos 10 vídeos, Paulo Vinhas, foi um orgulho fazer parte do processo, destacando a grande mais-valia humana que constatou ao trabalhar os vídeos. Miguel Martins (Termas de Monfortinho), Joana Pereira (Casa Ti Augusta) e Paula Gamito (Museu da Geodesia) têm todos um ponto em comum: não são oriundos da Beira Baixa mas apaixonaram-se pela região.

 

“Troquei o mar azul pelo mar verde”, salientou Miguel Martins, considerando que a felicidade consiste em viver na Beira Baixa. Joana Pereira instalou-se na aldeia de Figueira, em Proença-a-Nova e destacou o “cenário perfeito” do local, apontando para o potencial das aldeias. Já Paula Gamito trocou a capital pelo “centro do Mundo” (Vila de Rei), como descreve, e também colocou a tónica nas características humanas da região.

 

Música e gastronomia

No sábado, 2 de março, o grupo Arame Ensemble levou a Viola Beiroa até Lisboa, com atuações nos stands de Castelo Branco e do Turismo Centro de Portugal, atraindo dezenas de curiosos. Miguel Carvalhinho (Viola Beiroa), Fernando Deghi (Viola Brasileira), João Paulo Leitão (Beirão), Rui Marques (Beiroito) e Ana Sofia Ventura (voz) deram música e colorido à tarde de sábado.

 

Para o último dia da feira estavam reservadas as apresentações dos mais recentes municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. A Sertã apresentou o Festival de Gastronomia do Maranho, que decorre de 18 a 21 de julho e que tem, anualmente, cerca de 45 mil visitantes, numa apresentação acompanhada pela iguaria característica do município. Da parte de Vila de Rei, o palco pertenceu ao Grupo de Concertinas da Casa do Benfica, também acompanhada de uma mostra gastronómica com alguns dos melhores produtos do concelho.

 

Para além da Comunidade Intermunicipal, a Beira Baixa esteve muito bem representada na BTL com stands de Castelo Branco, Oleiros, Penamacor e Idanha-a-Nova, que também atraíram a atenção dos milhares de visitantes que passaram na FIL.

 

 

Notícia publicada a: 04 de março, 2024