A carrergar...
Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa integra Beira Interior Wine Villages

20 Municípios das Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa (oito) e das Beiras e Serra da Estrela (12) integram o Beira Interior Wine Villages, o novo projeto de promoção do território, gastronomia, lazer e bem-estar, natureza e património cultural da região, tendo o vinho da Beira Interior como o elo de ligação.

 

A apresentação decorreu a 13 de junho, na sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), na Guarda. Para o Presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, o projeto vai ser determinante no desenvolvimento da Beira Interior como um destino enoturístico de referência. O grande objetivo passa por atrair novos visitantes, integrando a oferta turística existente com o vinho, de modo a diminuir a sazonalidade que afeta a região, proporcionando um conjunto de experiências diversificadas, que demonstrem o potencial desta zona do país.

 

Está a ser feita uma recolha de informação de todas as potencialidades e pontos de interesse dos municípios abrangidos pelo projeto, que posteriormente serão transformados em rotas de experiências propostas aos consumidores, para que possam descobrir e explorar estas regiões, de uma nova perspetiva.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Sertã e representante da CIM da Beira Baixa, Carlos Miranda, defende que este é um projeto muito importante. O autarca refere que o enoturismo acrescenta um imenso valor aos territórios, dinâmica essa que deverá triplicar até 2030: “O enoturismo é capaz de (...) aproximar as pessoas ao território. Podemos vender o território através do vinho”, sublinhou.

 

A representar a CIM Beiras e Serra da Estrela, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, defendeu que “o projeto vai ajudar a catapultar a região”, pois trata-se de uma marca muito apelativa, que dará um grande contributo para a coesão e união do território.

 

A apresentação do projeto ficou a cargo de Cláudia Paiva, CEO e fundadora da Wine Crush Consulting, a agência responsável pelo branding e toda a estratégia do Beira Interior Wine Villages. Caberá à Wine Crush, em conjunto com as entidades responsáveis, entre outras funções, ajudar a definir e construir as rotas de experiências, que levarão os turistas e consumidores à descoberta da região.

 

Está também previsto o lançamento de um site e de uma aplicação onde poderão ser encontradas e adquiridas todas as experiências futuramente disponíveis.

Notícia publicada a: 18 de junho, 2024