A carrergar...
Parque Urbano Cruz do Montalvão finalista de Prémios Nacionais de Arquitetura

O Parque Urbano Cruz de Montalvão, em Castelo Branco, foi um dos cinco finalistas dos Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA 2023, na categoria de Espaço Público.

 

O projeto é da autoria de Verónica Mota Almeida e Diamantino Oliveira, do ateliervmdo – arquitetura paisagista, e foi um dos dois projetos nomeados oriundo da região Centro.

 

O Parque Urbano da Cruz do Montalvão, cuja obra foi concluída em 2023, foi promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, na sequência de um procedimento pré-contratual de concurso público de conceção.

 

O projeto, elaborado entre 2017 e 2018, e aberto ao público em 2023, venceu, o ano passado, o Prémio Nacional de Arquitetura Espaço 2023, na categoria de Espaço Público, uma iniciativa promovida pela Anteprojectos.

 

Foi ainda distinguido internacionalmente com o 2º prémio do City’Scape Award 2023 – Landscape as Strategy, promovido anualmente em Itália pelo CNAPPC - Consiglio Nazionale degli Architetti, Pianificatori, Paesaggisti e Conservatori and the Ordine degli Architetti PPC di Milano, e organizado pela PAYSAGE e pela revista internacional TOPSCAPE, que distingue os projectos no âmbito da arquitetura paisagista com um papel estratégico na resiliência urbana e social em contexto das alterações climáticas, nomeadamente na construção de ecossistemas em meio urbano e na criação de espaços de sociabilidade e promoção de pertença.

Notícia publicada a: 23 de maio, 2024