A carrergar...
Projetos do Concurso da antiga Colónia Balnear da Areia Branca apresentados na Lourinhã

Dezenas de pessoas estiveram presentes na sessão de apresentação dos concorrentes à conceção para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, que se realizou a 9 de maio no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã. André Nave e Marco Santos, do Salto Studio (gabinete que fez o projeto vencedor) explicaram o conceito que levaram a concurso.

“Quisemos valorizar o edifício existente, preservar a sua estrutura e arquitetura ao máximo. Fazemos muito trabalho de pesquisa local e achámos que esta solução dos toldos era a ideal, havendo agora uma parte técnica que tem de ser estudada”, defendeu André Nave. 

Marco Santos lembrou a ligação familiar e académica que os elementos do Salto Studio têm à Beira Baixa. “Quisemos perceber o lado histórico do edifício, a sua relação com a Beira Baixa, e daí surgiu esta ideia de recriar os balcões e associá-los à praia”, apontou.

O Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Lobo, destacou o “dia feliz” vivido na Lourinhã e mostrou-se esperançado que o processo seja breve.

“Fizemos contactos com o Turismo de Portugal para procurar uma solução de financiamento e já falei com o Secretário de Estado do Turismo, para sensibilizar para a agilização do processo de integração no REVIVE. Não vamos ter qualquer condição para construir na orla costeira nos próximos anos, daí este ser um edifício único”, afirmou.

A mesma felicidade foi partilhada pelo Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, que considerou estarem agora reunidas todas as condições para avançar com a recuperação do edifício “que é único em todo o país”.

No Concurso Público, que decorreu em 2023, concorreram 24 projetos, sendo premiados os primeiros cinco. Estes projetos estarão em exposição na Câmara Municipal da Lourinhã nas próximas semanas.

Notícia publicada a: 10 de maio, 2024