A carrergar...
Beira Baixa: Terras de Excelência (PROVERE)

O PROVERE BEIRA BAIXA: TERRAS DE EXCELÊNCIA consiste no Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, nomeadamente dos produtos e produções agroalimentares deste território ímpar, com o objetivo de fomentar e incrementar a competitividade económica, por um lado, e de reforçar a identidade da marca Beira Baixa, associada a projetos competitivos, inovadores e com capacidade de internacionalização, por outro.

A diversidade e qualidade dos produtos e produções da Beira Baixa justificam, pois, a estratégia de trilhar um caminho que acrescente valor aos recursos endógenos e que reforce a sua ligação ao território de origem.

https://terras.beirabaixa.pt/

Âmbito e Objetivos

O Provere Beira Baixa: Terras de Excelência foi formalmente reconhecido como Estratágia de Eficiência Coletiva no dia 29 Julho de 2009 (Despacho Conjunto de 8 de Junho de 2009, do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional; do Ministro da Economia e da Inovação; e do Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Pescas). 

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa - CIMBB é a entidade líder do Provere Beira Baixa: Terras de Excelência, cujo território coincide com o da CIMBB: os concelhos de Castelo Branco, Penamacor, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.

O principal objetivo do "Beira Baixa: Terras de Excelência" consiste em fomentar e incrementar a competitividade dos territórios de baixa densidade, mediante o acréscimo de valor económico de determinados recursos endógenos, fundamentais para a base económica do território-alvo. Deste modo, centra a sua abordagem operativa na revitalização da base económica e social de um território que tem no setor agroalimentar uma das suas principais bases de sustentação.

Temática

O PROVERE "Beira Baixa: Terras de Excelência" pretende conjugar a valorização do território, dos produtos e dos eventos, potenciando a qualidade, a singularidade e a diversidade, construindo um espaço rural atrativo para investir, visitar e residir.

Fortalecer a Identidade

Preservar os recursos intemporais do património construído ao património natural, do património agroindustrial ao património gastronómico.

Atualizar as vocações e as funções dos espaços rurais da Beira Baixa, procurando alcançar um novo desígnio de desenvolvimento sustentável para o território: conciliar a economia produtiva tradicional com a nova economia residencial, principais manifestações da emergente competitividade dos espaços rurais europeus.

Valorizar a Diversidade

A diversidade natural da Beira Baixa é um elemento distintivo do território, enquanto expressão da sua biodiversidade, da preservação dos seus recursos naturais e da vitalidade das suas produções tradicionais: a partir deste riquíssimo mosaico, pretende-se fundar a renovada competitividade da ruralidade de excelência da Beira Baixa, enquanto espaço de visitação, área de produção e território de promoção.

Reforçar a Inovação e a Competitividade

Melhorar aspetos críticos da competitividade agroindustrial: a inovação dos processos produtivos, o controlo de qualidade, a certificação, a criação de marcas e a adoção de técnicas de labeling e marketing, a capacitação dos recursos humanos, a I&DT, a inserção em redes de distribuição e comercialização.

Articular o desenvolvimento agrícola e agroindustrial com o desenvolvimento rural: tecer uma estratégia que permita uma valorização integrada do território e generalizar os ganhos económicos, sobre o leque alargado e multidimensional de atividades que caracteriza os espaços rurais europeus.

Projetos-Âncora

Dando cumprimento à estratégia preconizada de afirmação da Beira Baixa como Terras de Excelência, a origem de recursos, produtos e saberes, caracterizados pela tradição, pelo rigor e pela qualidade, impõe-se a criação de um instrumento promocional de grande visibilidade, que simultaneamente possibilite a divulgação da excelência dos produtos tradicionais da região, assim como a exposição dos produtos regionais à concorrência do que melhor se faz a nível internacional neste domínio. 

Pretende-se um instrumento de grande amplitude, com incidência a varias escalas, centrado na concretização de um conjunto de eventos na região. Com a criação de um Programa de Eventos de Internacionalização e Valorização dos Produtos da Terra, que acima de tudo pretende reforçar uma maior presença dos produtos da região nos mercados, regional, nacional e internacional, através de atividades de promoção, divulgação, exposição, mostra e venda.

A EEC PROVERE "Beira Baixa - Terras de Excelência" é desenvolvida a partir de 3 projectos-âncora:

  • Programa de Certificação "Beira Baixa Gourmet"
  • Comunicação e Marketing "Beira Baixa: Terras de Excelência"
  • Programa de Eventos de Internacionalização e Valorização dos Produtos da Terra
  1. Beira Baixa: Sabores de Perdição (Castelo Branco)
  2. Bienal do Azeite (Castelo Branco)
  3. Feira Raiana (Idanha-a-Nova)
  4. Festival da Terra - Feira de Produtos Tradicionais de Penamacor
  5. Feira das Actividades Económicas de Vila Velha de Ródão.
Marca "Beira Baixa"

A marca “BEIRA BAIXA” tem como finalidade distinguir no mercado os produtos agroalimentares destinados ao consumo humano, os produtos de artesanato e serviços, que são produzidos ou prestados, elaborados ou transformados no território abrangido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa - CIMBB, permitindo aos consumidores identificar a origem dos produtos de forma precisa.

Neste sentido e tendo por base o desenvolvimento de uma estratégia que visa a valorização dos recursos endógenos da Beira Baixa, com especial incidência no setor agroalimentar, a CIMBB aposta na criação de uma Montra de Produtos Beira Baixa com o objetivo de destacar e promover o que de melhor se produz nesta região.

Adira à marca "BEIRA BAIXA" e promova os seu produtos na grande Montra de Produtos Beira Baixa!

Aderir à marca "Beira Baixa"

Documentos de Adesão

Os documentos de adesão deverão ser remetidos, após preenchimento, para o seguinte email: beirabaixa@cimbb.pt ou entregues na sede da CIMBB via CTT ou presencialmente.

Para mais informações ou esclarecimentos contacte: 272 342 540