A carrergar...
Erasmus+

Data de execução | até 31/08/2023

Líder do consórcio | Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB)

Entidades parceiras* | Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo, Agrupamentos de Escolas da Beira Baixa (Afonso Paiva, José Sanches e S. Vicente da Beira, Nuno Álvares, em Castelo Branco; Padre António Andrade, em Oleiros; Proença-a-Nova; Ribeiro Sanches, em Penamacor; Vila Velha de Ródão).

Público-alvo | Professores do 1.º Ciclo e pré-escolar e Dirigentes/Diretores dos Agrupamentos de Escola parceiros/aderentes.

Visão | Assumir a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa como um parceiro estratégico no ensino, capaz de implementar sinergias institucionais com parceiros nacionais e estrangeiros, de forma a tomar consciência de novas metodologias de ensino e gestão escolar.

Missão | Desenvolver e promover iniciativas de participação, disseminação e aquisição de conhecimento de novas metodologias pedagógicas de ensino e gestão escolar na região da Beira Baixa, de forma a promover melhores resultados em matéria de combate ao insucesso escolar, redução de taxas de absentismo e de retenção, e melhorias no ambiente escolar.

Objetivo(s) Estratégico(s) | Alargar o conhecimento sobre outras realidades culturais e educativas, passíveis de serem adaptadas ao território da Beira Baixa.

Objetivo(s) do projeto:

  1. Introdução ou diversificação de metodologias pedagógicas de ensino ao nível do 1.º ciclo e pré-escolar;
  2. Introdução ou diversificação de metodologias de gestão/organização pedagógica.

Resultados:

  1. Aumentar o número de competências dos professores de 1.º ciclo e pré-escolar, e gestores de escolas;
  2. conhecer novas metodologias pedagógicas de ensino, ajustáveis ao ensino convencional;
  3. Procurar desenvolver uma metodologia de ensino para zonas de baixa densidade;
  4. Promover novas experiências.

Descrição (resumo) | A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, constituída pelos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, é uma região de baixa densidade populacional (18,4hab/Km2), heterogénea quanto à dispersão da sua população, refletindo-se este aspeto também na sua população escolar, que representa 12% da população residente.

Na Beira Baixa existem 9 agrupamentos de escolas – 4 no concelho de Castelo Branco e 1 em cada um dos demais concelhos – com aproximadamente 10 255 alunos e 1 046 docentes (dados de 2018, Pordata).

As disparidades territoriais, no que diz respeito aos atributos relacionados com a educação, resultantes da condição de baixa densidade, potenciam um conjunto de problemas e desafios no seio do ambiente escolar.

No Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Beira Baixa foi assumida a educação como um desígnio tendo, nos últimos anos, a Comunidade Intermunicipal desenvolvido um conjunto de iniciativas e projetos nacionais junto das escolas, em articulação com os Municípios da região.

Neste contexto, o programa ERASMUS+ surge como uma ferramenta importante para a internacionalização das escolas da região, e para a estratégia da CIMBB em proporcionar novas experiências e novos conhecimentos para a intervenção pedagógica nas escolas.

O consórcio do projeto é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em articulação com os Municípios, em parceria com o Centro de Formação e Associação de Escolas do Alto Tejo e com os Agrupamentos de Escola Afonso Paiva, Amato Lusitano, José Sanches e S. Vicente da Beira e Nuno Álvares, em Castelo Branco, Padre António Andrade, em Oleiros, de Proença-a-Nova, Ribeiro Sanches, em Penamacor, e de Vila Velha de Ródão.

Depois de auscultar os parceiros que integram o presente consórcio, entendeu-se que existem três eixos para a iniciativa: 1 – Reforço da Cidadania; 2 – Promoção do trabalho colaborativo ou em rede; 3 – Organização e administração escolar. Aqueles eixos são prioritários ao nível da formação dos vários atores educativos: educadores; professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e dirigentes escolares.

Para o ensino do pré-escolar reconheceu-se a necessidade de formação, relacionada com dois modelos pedagógicos italianos: o modelo pedagógico Reggio Emilia; o modelo pedagógico assente no pensamento de Maria Montessori.

Quanto à formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino básico entendeu-se que seria oportuno compreender como as práticas de ensino e de aprendizagem são realizadas no sistema educativo finlandês, atendendo às questões que emergem do processo de flexibilidade curricular.

Assim, concluiu-se também que aqueles processos devem ser acompanhados pelas lideranças escolares, considerando-se a necessidade de promover conhecimentos relacionados com os referidos modelos pedagógicos e sistemas educativos.

São objetivos do projeto:

  1. O reforço da Cidadania;
  2. Promoção do trabalho colaborativo ou em rede;
  3. Contacto com métodos de Organização e administração escolar.

A consecução dos objetivos mencionados permitirá:

  1. promover o aumento do número de competências dos docentes;
  2. conhecer e/ou consolidar metodologias de ensino, adotar novas práticas, ajustar pedagogias diversificadas de ensino;
  3. conhecer e/ou consolidar diferentes formas de organização e administração escolar;
  4. promover a internacionalização do sistema de ensino da região da Beira Baixa;
  5. aumentar o número de competências ao nível da língua estrangeira;
  6. promover um espaço de reflexão coletiva.

A execução do projeto, através de atividades de formação, possibilitará o desenvolvimento de competências na utilização de novos métodos de ensino, apoiado no acompanhamento das metodologias Reggio Emilia, Montessori e do método finlandês.

Com este projeto, a CIMBB espera contribuir para a melhoria das práticas de trabalho individual e em rede, por parte dos docentes, no sentido de poderem criar redes colaborativas que levem à reflexão sobre dificuldades e sucessos, partilhando as mesmas, local e internacionalmente, com os parceiros a visitar.

Pretende-se, ainda, reforçar a valorização dos docentes e dos agrupamentos envolvidos, pela motivação, satisfação pessoal e profissional, bem como pelo fortalecimento da relação entre docentes e gestores de escolas.

Critérios de seleção:

Aceda aqui aos critérios de seleção para participar no projeto Erasmus+ “Pedagogia de Futuro”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa em colaboração com os Agrupamentos de Escola.

 

Calendarização:

Abertura das candidaturas: 27 de setembro de 2022

Termo do prazo de candidatura: 21 de outubro de 2022

Publicação dos resultados: 4 de novembro de 2022

 

Formulário de manifestação de interesse:

(acesso a link google docs) - https://forms.gle/exuoCVnTMRRK39Jm8

 

Resultados das Candidaturas: 

Consulte aqui a lista das candidaturas selecionadas: 

 

Contactos:

Pedro Dias – pedro.dias@cimbb.pt

Pedro Grácio – pedro.gracio@cimbb.pt

 

*Nota: Agrupamentos que assinaram à data da candidatura a carta de parceria.